Um fenômeno está crescendo na web. São os blogs de turismo que ficam cada veis mais especializados e passam a servir de ferramenta de pesquisa para turistas e curiosos.
Afinal, quem não gostaria de receber dicas de um determinado destino diretamente das pessoas que lá estiveram?
Esse é o intuito de grande parte dos blogs de viagens. Experimentar, testar e compartilhar com quem busca dicas precisas e isentas de interesses comerciais. Mas cuidado, nem todos são bem assim.
Para ganhar força e credibilidade, algumas blogueiras se organizaram e criaram uma rede onde divulgam seus sites. Trata-se do Mix Blog Club –http://www.mixtravelclub.com/– a primeira rede de blogueiras de viagem do Brasil.
A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem – é uma outra organização que visa listar os blogs escritos por viajantes com isenção em suas opiniões (postagens), tanto que a entidade possui um código de ética para seus escritores.
Tentando navegar nas mesmas águas, agências de viagens e operadoras de turismo lançam seus blogs para tentar atrair mais clientes em busca de informações e assim oferecer seus pacotes. Esse é o caso da GapNet que possui o blog Midia MMTGapNet.
publicidade |
![]() |
Jornais e revistas também aderiram ao formato dos blogs de viagem. Com um modelo diferenciado de editorial, tentam atrair mais os passageiros de primeira viagem. O Estadão mantém o blog Blog do Estadão Viagem e a revista Viagem da editora Abril mantém vários blogs e blogueiros em sua página: Blogs Viaje Aqui e também o blog da própria revista.
Para quem escreve os blogs (chamados blogueiros e blogueiras) o mercado turístico começa a sinalizar positivamente. Além do crescente números de leitores, as empresas ligadas ao setor estão cada vez mais atentas a essa ferramenta e buscam manter uma relação mais próxima com os ‘escritores’, além de tê-los como ‘clientes ocultos’ em seus hotéis, aeronaves, navios, passeios e até mesmo cartões de crédito e seguro viagem, testando e avaliando detalhadamente todos os serviços.
De olho nessa linha o blog Sempre Viajar, escrito pelo casal e agentes de viagem Fred Oliveira e Denia Guimarães, busca apoio em empresas que comercializam os destinos que serão visitados por eles e em troca se dispõem a testar os serviços e relatar aos leitores (e as empresas) tudo o que experimentaram, sem a menor intervenção das apoiadoras. Para os escritores a isenção é fundamental para manter a credibilidade do blog e para as empresas, ter seus produtos testados por quem entende do assunto é uma grande oportunidade para corrigir erros em sua operação e nos novos produtos que ainda serão colocados no mercado. Além disso o casal é frequentemente convidado para testar novos roteiros, usar serviços incomuns como deixar o check-in de um vôo para os últimos cinco minutos ou devolver um carro ás 03h00 da manhã no aeroporto só para ver como os atendentes se sairiam e experimentar serviços que ainda não estão disponíveis nas ‘prateleiras’ das agências de viagens.
O Sempre Viajar ( +Sempre Viajar ) conta com o apoio da rede Accor Hotels, Hertz do Brasil, Tam Airlines e da operadora de celular Claro que é utilizada para compartilhar tudo nas redes sociais.
Em uma de suas viagens a São Paulo, eles avaliaram positivamente um hotel da rede Accor e ao mesmo tempo chamaram a atenção da gerência para pequenas falhas que devem ser corrigidas.
Outros blogs que fazem sucesso na internet são:
- RivoTrip – escrito pela família Oliveira, Frederico, Dandara e Victória
- Viagem e Viagens, escrito pelo casal Clarissa e Omar
- A Janela Laranja, escrito por Márcio Nel Cimatti
- Viagem para Mulheres, escrito por Flávia Mariano
- Dicas de Viagem, escrito por Vivian Dornelles
- Jeguiando, escrito por Janaína Calaça e Erik Araújo
- Ducs Amesterdam, escrito por Daniel Duclos
- Blog ComVida, escrito por Dandara e Victória Oliveira
Adorei ser citada! 🙂
Obrigada 🙂